Segurança e Bem-estar dos colaboradores, como isso afeta na produtividade?

Segurança e Bem-estar dos colaboradores, como isso afeta na produtividade?

Definição de Bem-Estar


O bem-estar no trabalho é um conjunto de estratégias e ações adotadas para criar um ambiente de trabalho harmônico ao colaborador. Motivar os funcionários e engajá-los com suas tarefas diárias, garante saúde e segurança no ambiente laboral.

                                                     


As organizações estão se reposicionando, estimuladas por novas demandas, automação e tecnologia. Essas medidas, além de contribuir para o aumento da produtividade; o bem-estar no trabalho é uma tendência mundial e que confere maior competitividade às organizações.


Relação entre segurança do trabalho e produtividade


A produção sem qualidade e sem segurança do trabalho podem não trazer os resultados esperados. A implementação do sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho em uma empresa visa eliminar ou minimizar riscos aos trabalhadores.

Promover melhorias físicas no espaço é um bom começo, mas é preciso contar com outras estratégias.


A organização mundial de saúde (OMS) orienta que um ambiente seguro e saudável de trabalho precisa ser criado a partir de uma gestão participativa entre empresários e colaboradores.


Para isso, áreas críticas e/ou restritivas devem transmitir tranquilidade e falta de “perigo” e é aí que entra a manutenção preditiva, que auxilia na diminuição dos riscos de graves acidentes.


Nos últimos 10 anos (2012-2021), 22.954 pessoas morreram em acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Entre 2012 e 2021, foram registradas 6,2 milhões de comunicações de acidente do trabalho.


Na série histórica de dez anos (2012-2021), grande parte dos acidentes foi causada pela operação de máquinas e equipamentos (15%). Em 2021, esse percentual se manteve elevado, em 16%. Acidentes ocupacionais envolvendo máquinas e equipamentos resultaram em amputações e outras lesões gravíssimas com uma frequência 15 vezes maior do que as demais causas, gerando três vezes mais acidentes fatais que a média geral.



A segurança é uma das principais preocupações das pessoas, afinal a jornada de trabalho no Brasil é em média de 45 horas por semanas, o tempo dedicado ao trabalho ocupa quase a totalidade da vida do Brasileiro, portanto, o ambiente de trabalho seguro tem impacto direto no estado de espírito e na produtividade dos colaboradores.


Segurança do Trabalho X Manutenção Preditiva


Você deve estar se perguntando se a segurança do trabalho se correlaciona com a manutenção preditiva.

E a resposta é sim! Isso porque a manutenção é essencial para o sucesso de muitas ações de saúde e segurança na empresa.



Equipamentos seguros requerem manutenção periódica. A manutenção preditiva é um dos meios de cuidar e garantir o bom funcionamento dos equipamentos e através dela, é possível prever problemas e evitar danos que podem causar acidentes e prejuízos no trabalho.

 

Alguns exemplos de manutenção preditiva que evitam acidentes de trabalho são: Manutenção mecânica; manutenção de motores; manutenção de tanques; manutenção elétrica; manutenção hidráulica; manutenção civil das instalações.


A manutenção industrial é uma obrigatoriedade legal, sendo citada na Norma Regulamentadora (NR12) – Segurança no trabalho de máquinas e equipamentos e Norma Regulamentadora (NR 10), segurança em instalações e serviços de eletricidade.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre Segurança e Bem-estar dos colaboradores.


Quer saber mais sobre a importância da Manutenção Preditiva?


Então continue navegando pelo nosso site: www.rdamasco.com.br ou contate um de nossos especialistas.

 

Fale Conosco