Energia Fotovoltaica
Como funciona o Sistema Solar Fotovoltaico?
Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Além disso, o processo de conversão da energia solar em energia elétrica, utiliza células fotovoltaicas.
A energia solar é uma fonte de energia sustentável, que pode ser implantada em áreas urbanas e rurais, em imóveis comerciais, residenciais e indústriais.
Normalmente são feitas de silício ou outro material semicondutor. Durante o dia, a luz solar incide sobre os módulos fotovoltaicos, fazendo com que os elétrons do material semicondutor em sua composição sejam postos em movimento, gerando a eletricidade.
A eletricidade gerada passa por um equipamento conhecido como Micro inversor e é convertida para a energia elétrica com as características do nosso sistema de distribuição.
A energia que não for utilizada é jogada na rede, e é possível guardar e acumular os créditos energéticos.
O sistema de energia solar oferece muitas vantagens para os consumidores, entre elas a diminuição de danos ambientais e baixo custo, se comparado ao investimento total ao tempo estimado de vida útil dos módulos.
Para garantir maior durabilidade e eficiência, é fundamental manter a manutenção dos sistemas fotovoltaicos em dia.
A importância da manutenção de sistemas Fotovoltaicos
São três os tipos de manutenção realizados em placas solares e nos demais componentes do sistema fotovoltaico, sendo a manutenção preditiva, preventiva e corretiva.
A manutenção do sistema fotovoltaico é extremamente importante para garantir o bom funcionamento e longa durabilidade dos equipamentos, minimizar perdas de geração elétrica e maximizar os ganhos financeiros com a tecnologia.
As placas solares são fixadas nos telhados, ficando expostas as diversas condições climáticas e acúmulo de sujeiras, sendo assim sem a manutenção periódica de limpeza, as placas solares podem apresentar perda significativa na geração de energia e ao longo prazo a deterioração dos equipamentos.
Manutenção Preditiva de sistemas Fotovoltaicos
A manutenção preditiva do sistema de energia solar consiste no monitoramento da sua geração para possíveis quedas de desempenho, na inspeção visual dos equipamentos a fim de detectar indícios de danos, como arranhões ou rachaduras nas placas solares. Além da inspeção termográfica, que é extremamente importante para detectar a perda de potência ou a interrupção de funcionamento.
Alguns testes são bastante importantes para detectar falhas, como: sombreamento induzido, imageamento eletroluminescente, termografia, flash-test, exposição prolongada ao aquecimento, ensaio térmico cíclico, exposição UV, carregamento mecânico e outros.
Manutenção Preventiva de sistemas Fotovoltaicos
A manutenção preventiva do sistema de energia solar engloba a limpeza periódica das placas solares, a higienização do inversor, string box e conectores.
E mecânicos, suportes e estrutura de fixação para otimizar o desempenho, identificar/reparar danos e prolongar a vida útil dos equipamentos.
Manutenção Corretiva de sistemas Fotovoltaicos
É feita quando
se apresenta alguma falha ou defeito de algum dos componentes. Quando existe
uma queda substancial na produção do gerador ou interrupção do seu
funcionamento e em casos mais graves até a causa de incêndio.
Inspeções Termográficas em sistemas Fotovoltaicos
Por se tratar de módulos estáticos os modos de falhas são decorrentes de condições de operação, instalação, condições ambientais e elétricas e de difícil visualização. Sendo assim, o uso da termografia para detectar falhas se faz extremamente necessário.
Cavenagui (2014) caracteriza as principais causas de falhas em módulos fotovoltaicos pelo nível de tecnologia de produção. Danos mecânicos (transporte), efeito da adversidade ambiental e instalação imprópria do sistema PV (sistema fotovoltaico).
Todos os modos de falhas possuem como consequência uma alteração na temperatura do módulo, podendo ser pontos quentes ou pontos frios. Isso ocorre porque as células defeituosas alteram o fluxo de corrente elétrica, criando locais com gradientes de temperatura.
A inspeção através de termografia também permite a identificação de diodos danificados e danos mecânicos.
O impacto
econômico causado por esses tipos de falhas por ser significativo, incentivando
uma triagem para eliminar a implantação de células defeituosas e compreender a
causa raiz do defeito.
Se levarmos em consideração o baixo investimento de um equipamento termográfico em relação ao impacto econômico e catastrófico de uma falha, podemos concluir que além de mais seguro, é mais econômico investir em um equipamento para antecipar falhas.
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre Manutenção Fotovoltaico.
Quer saber mais sobre a importância da Manutenção Preditiva?
Então continue
navegando pelo nosso site: www.rdamasco.com.br
ou contate um de nossos especialistas.