Indústria 4.0: o que é e como se adequar

Indústria 4.0: o que é e como se adequar

A indústria vive uma revolução tecnológica, e a tecnologia em geral avançou rapidamente desde o início do novo milênio, o mundo está ficando “mais inteligente” e isso fica evidente nas tecnologias que usamos todos os dias.



Pegue o seu telefone, por exemplo: você pode estar lendo este blog em seu telefone, e isso não seria possível há vinte anos atrás.


TVs, relógios, chaves de carro e muito mais têm um componente "inteligente" agora, nossas vidas diárias são simplificadas e mais eficientes por esses aprimoramentos.


Esse é o coração da indústria 4.0, a humanidade está aproveitando o poder da tecnologia para tornar os processos de produção mais eficientes e conectados usando automação, aprendizado de máquina, e etc.


Desde o início da Indústria 4.0, a manufatura mudou de várias maneiras, o início das tecnologias de manutenção preditiva na década de 90, melhorou a produtividade e a receita, permitindo que as equipes de manutenção coletassem, armazenassem e analisassem dados em tempo real para que possíveis falhas nas máquinas fossem detectadas e mitigadas antes das interrupções. 


A mão de obra humana também está sendo realocada para cargos que envolvem monitoramento de desempenho e análise de dados, uma vez que ferramentas e processos de automação se tornam imprescindíveis no processo produtivo. 

As empresas também têm maior capacidade de atender à demanda do consumidor, pois o aumento da velocidade de produção, melhoria da efieciencia, permite mais produção.

O Desafio da Mudança

As mudanças descritas apenas arranham a superfície da Indústria 4.0:

Proteção de dados – Indiscutivelmente um dos maiores desafios associados à 
Indústria 4.0, é a proteção de dados que deve ser priorizada.

Com os dados sendo armazenados na Internet, empresas e indivíduos estão vulneráveis a ataques de hackers e precisam se resguardar, e efetuar uma proteção minuciosa.


Pessoal qualificado

À medida que a tecnologia avança, também devem evoluir as habilidades de seus funcionários.

Você precisa de profissionais treinados que tenham um entendimento forte o suficiente sobre como aproveitar o poder das novas tecnologias e, ao mesmo tempo, saber como usá-las de maneira segura.


Quão perto está a indústria 5.0?

Embora muitos de nós ainda estejamos nos aquecendo para a indústria 4.0, alguns acreditam que já estamos nos estágios preliminares da indústria 5.0. 

Espera-se que esta próxima fase dê ênfase ao envolvimento humano no uso da inteligência artificial.


Em vez de os humanos atuarem como operadores por trás de sistemas inteligentes, passaremos de um limite em que os humanos trabalharão ao lado deles na indústria 5.0, iremos trabalhar para desenvolver sistemas inteligentes, esses sistemas nos ajudarão a trabalhar melhor e com mais eficiência.

Não há substituto para o toque humano, e isso se torna particularmente importante à medida que as empresas dão cada vez mais ênfase à experiência do cliente, além disso, certos aspectos dos processos de produção são ainda mais eficientes quando concluídos à mão. 

Embora se acredite que a Indústria 5.0 esteja no horizonte, ainda há muito trabalho a ser feito quando se trata de colocar o mundo a bordo da Indústria 4.0.

Como nos ajustamos?

Assim como você se mantém atualizado sobre a saúde de suas máquinas, mantenha-se atualizado com a tecnologia que você usa e a tecnologia que está por vir.

Comprometa-se a entender como usar sistemas digitais com segurança e, ao mesmo tempo, aproveitar seu poder para o avanço da missão de sua empresa. 

Fique ávido por informações sobre as leis de proteção de dados, pois elas estão em constante mudança e mais importante ainda, não deixe  que os desafios da mudança o impeçam de inovar! 


A Indústria 4.0 não é uma moda passageira, a tecnologia continuará avançando. Afinal, o mundo continua girando. Sua empresa continuará avançando também, se você optar por girar com ela.


Fale Conosco