Gerenciamento e Preservação de Ativos
O que é Gerenciamento de Ativos?
Gerenciamento de ativos é um conjunto de soluções que buscam preservar a integridade e performance dos equipamentos. Essas medidas determinam parâmetros para a manutenção da infraestrutura da empresa, sendo essencial para manutenção preditiva e para garantir a produtividade e segurança em diversos segmentos da empresa.
A importância de um gerenciamento de ativos eficiente
“Se você não pode medir, não pode gerenciar”
A afirmação acima é do considerado “pai” da administração Peter Drucker.
Para os analistas a gestão de ativos é baseada em dados, possibilitando a empresa usar esses dados á sua disposição para alinhar as atividades de manutenção.
Os equipamentos e máquinas fazem parte do patrimônio da empresa. Por esse motivo, quando eles recebem o devido cuidado e são usados de modo inteligente; A companhia tende a se tornar mais eficiente e produtiva.
A grande questão é que, muitas vezes, as empresas não trabalham com uma gestão de ativos adequada dessas máquinas e equipamentos. O resultado acarreta a quebra dos equipamentos e prejuízos relacionados ao reparo e perda de produtividade.
Como implantar a gestão de ativos baseada em dados
O ponto de partida é determinar a saúde de cada equipamento, possibilitando assim conhecer os níveis gerais de risco e segmentar as estratégias baseadas nas atividades de manutenção e substituição.
Uma estratégia bastante interessante de gestão de ativos é elaborar uma matriz de criticidade. A classificação da matriz pode ser dividida em três classes, a famosa curva ABC:
Equipamentos Classe A:
Trata-se daqueles equipamentos que podem interromper ou pausar o processo de produção ou que causem transtornos ou acidentes, reduzindo a capacidade produtiva e impactando a qualidade e/ou custos do produto.
Equipamentos Classe B:
Trata-se dos equipamentos que apesar de importantes não causam paradas e nem transtornos significativos. São aqueles equipamentos que são importantes para o processo produtivo, porém sua parada não traz consequências significativas ao produto ou serviço final.
Equipamentos Classe C:
Trata-se daqueles equipamentos de fácil substituição e a sua manutenção pode ser realizada de forma tranquila.
Siga um Plano Inteligente para a Gestão de Ativos
Através da gestão de ativos é possível otimizar seus custos de operação e manutenção: com a adequação dos planos de manutenção, assegurando a confiabilidade, disponibilidade e produtividade para atingir a eficiência operacional.
Devido a previsibilidade de falhas, o gerenciamento, preservação e manutenção preditiva dos ativos tornou-se uma das melhores alternativas, conseguindo prever possíveis falhas e efetuar a intervenção no momento correto.
Essas técnicas consistem em monitorar periodicamente, armazenar os dados coletados para se obter o histórico e comparar com o monitoramento mais recente, analisando a evolução dos sintomas da máquina.
Hoje em dia investir em inovações tecnológicas dentro da
empresa se tornou vital, podendo utilizar a tecnologia para monitorar e
otimizar todas as informações sobre processos e máquinas com mais agilidade e
eficiência.
Ao implementar essas estratégias, a companhia é capaz não
apenas de aumentar a durabilidade de seus equipamentos, acima de tudo, de
ampliar a sua eficiência.
O fator tecnológico é um diferencial competitivo, ou seja, as empresas que investem capital em uso da tecnologia, aumenta a produtividade, reduzir custos, erros, paradas e tem mais controle sobre as operações.
A gestão de ativos e prevenção interrompem a cultura do trabalho de emergência, em que é preciso se virar para realocar colaboradores para resolver os problemas urgentes e inesperados; evita os acidentes de trabalho; aumenta a vida útil de um equipamento garantindo que ele funcione com alto desempenho e evita atrasos na produção.