A importância do controle da temperatura na Indústria

A importância do controle da temperatura na Indústria

Você sabia que a falta de controle da temperatura dos equipamentos industriais pode causar grandes transtornos?


A história da indústria nos mostra que não há mais espaço para sorte, abrindo caminho para conceitos, métodos, equipamentos e soluções cada vez mais modernas, e com uma complexidade muito maior do que já foi.


Os equipamentos em operação precisam estar dentro da temperatura indicada pelos fabricantes ou correm risco de apresentar defeitos, nos quais podem acarretar um prejuízo em cadeia. A falta de controle da temperatura também pode acarretar problemas a longo prazo, como por exemplo o calor está associado a anomalias nos equipamentos.


O controle da temperatura viabiliza os processos industriais, mantendo tudo no “ponto certo”, seguindo uma programação desejada, de forma que os equipamentos não aqueçam ou esfriem demais, evitando degradação dos componentes. 



                                                              


Outro ponto importante a ser falado é a segurança dos colaboradores. A falta de cuidado e manutenção dos equipamentos e máquinas podem causar grandes acidentes de trabalho, causando prejuízos irreparáveis.


Tecnologia em favor da Indústria 


Felizmente, hoje em dia existem diversas tecnologias que auxiliam na manutenção preditiva da empresa, podemos contar com equipamentos e tecnologias para assegurar o nível adequado de temperatura.


Com a modernização das máquinas, equipamentos e novas  tecnologias, ficou muito mais fácil monitorar e prever possíveis  gargalos nos processos.



Utilizando sensores e outros mecanismos para colher informações e identificar possíveis problemas que possam afetar a eficiência e qualidade de uma tarefa.



Já ouviu falar em termografia industrial?


A termografia é um desenvolvimento que consiste na inspeção termográfica a partir do ar. São utilizadas em edificações, estruturas, usinas solares, linhas de transmissão elétrica, entre muitas outras aplicações.



 

  A denominação tem origem no grego, sendo a junção de therme, que significa calor e grafia, que significa escrita.





A câmera termográfica é uma ferramenta de manutenção preditiva, que busca mapear uma região com o objetivo de detectar áreas de diferentes temperaturas.


Os benefícios da câmera termográfica não param por aí! A termografia industrial permite estender a vida útil de equipamentos e ajuda a evitar substituições prematuras de componentes. Pode permitir detectar um componente elétrico em curto ou sobreaquecimento, que pode vir a incendiar ou até mesmo explodir.


Por experiência podemos afirmar que uma indústria que realiza as inspeções semestrais, encontra anomalias em praticamente todas as ocasiões, independente do tempo de vida da indústria ou do equipamento.


O investimento em termografia chega a ser irrisório se comparado ao potencial de impacto de uma parada de linha ou problemas que já falamos anteriormente.




Termografia como recurso para elevar a segurança no trabalho


Acidente no trabalho é um assunto bastante em pauta nos últimos tempos e o que antes era visto pelos colaboradores como desnecessário, acabou se tornando uma preocupação e interfere diretamente na motivação de pessoal e na produtividade.




A termografia industrial é um ponto crucial para elevar a segurança dos colaboradores e evitar acidentes de quaisquer proporções.


A termografia permite adotar um plano preventivo bastante consistente, antecipando problemas potenciais antes que eles possam causar falhas e acidentes.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre sistema de controle de temperatura.


Quer saber mais sobre a importância da Manutenção Preditiva?

Então continue navegando pelo nosso site: www.rdamasco.com.br




Fale Conosco